Chamo-me Leandro, sou engenheiro eletrotécnico e tenho um X50 Ultra Complete há algum tempo. Vivemos em casa com a Nina, uma cadela de pelo comprido preto e branco, e quem tem cão sabe que isso é uma declaração de guerra permanente ao chão. A fotografia que junto é a nossa entrada, tal como está num sábado qualquer: os sapatos alinhados, a Nina sentada ao lado da base e o soalho a brilhar. Não arrumei nada para a fotografia. É esse o ponto.
Mas não é sobre aspirar que vos quero falar. É sobre uma coisa que fui descobrindo aos poucos e que acho que muita gente aqui ainda não sabe: o X50 não é só um aspirador. É um aparelho cheio de sensores que fala com o resto da casa.
O que descobri quando liguei o X50 ao Home Assistant
O Home Assistant é um sistema de domótica que corre em casa e junta num só sítio tudo o que temos ligado — luzes, alarme, painéis solares, carros, sensores de movimento. Quando lá liguei o X50, o que apareceu não foi um botão de ligar e desligar. Foi uma lista enorme: nível de bateria, estado de carga, mapa, progresso da limpeza, estado de cada consumível, horários, modos, zonas. Praticamente tudo o que a app mostra, e algumas coisas que a app não mostra.
E a partir do momento em que esses dados estão disponíveis, o aspirador deixa de ser um aparelho isolado e passa a ser uma peça que reage à casa. Deixo algumas ideias, para dar a noção do que é possível: - Aspirar só quando saímos de casa. O alarme ficar armado, ou o telemóvel sair da rede de casa, pode ser o sinal para o X50 arrancar. Ninguém em casa, ninguém incomodado, e chegamos a casa com tudo limpo.
- Deixar a sala para o fim se estivermos a ver televisão. Se a TV está ligada, muda-se a ordem das divisões e a sala fica para último. Ou salta-se a sala nesse dia.